VÍGILIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

VÍGILIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

ACOLHIMENTO

DIR -Estamos reunidos nesta noite para nos sentirmos mais Igreja e para rezar pelas vocações. Toda celebração é um acontecimento vocacional. Neste tempo, que queremos seja intenso, cada um de nós não pode deixar de reconhecer a própria vocação pessoal, não pode deixar de ouvir a voz do Pai que, no Filho, pela força do Espírito, o chama a doar-se igualmente pela salvação do mundo. A oração também se torna caminho para o discernimento vocacional, não só porque Jesus mesmo convidou a rogar ao dono da messe, mas porque é somente na escuta de Deus que podemos chegar a descobrir o projeto que Deus mesmo traçou: no mistério contemplado, descobre-se a própria identidade, «escondida com Cristo em Deus».

A nossa atitude orante esta tarde suscitará o desejo e a preocupação pelas vocações à vida religiosa, sacerdotal, missionária e laical. Unidos em torno do Círio Pascal, símbolo de Cristo ressuscitado, devemos manifestar a união de corações cujo centro é Jesus Cristo. Iniciemos, cantando à Trindade Santa: Em nome do Pai…

 

Cântico inicial:

1. Nossos corações em festa se revestem de louvor pois, aqui se manifesta a vontade do Senhor que nos quer um povo unido  a serviço da missão animado e destemido por amor e vocação!

Cristo, Mestre e Senhor pois, eterno é seu amor nesta fonte de água viva somos hoje seus  convivas (bis).

2. Nossos passos já se encontram A caminho do altar Nossas vozes já decantam O que vimos proclamar Neste mundo tão bonito Mas que pede redenção Nosso “sim” ao Deus bendito Por amor e vocação!

 

Exposição do Santíssimo

MIN: Graças e louvores sejam dados a todo o momento.
T. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
MIN: Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.
T. Como era no principio agora e sempre. Amém.
Cântico:

Eu vim para que todos tenha vida, Que todos tenham vida plenamente.
1. Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor; Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão: Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.
2. “Este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo” (jo 6,51); É presença e alimento nesta santa comunhão: Onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele.

 

TODOS –  Louva, minha alma, o Senhor, Louvarei o Senhor toda a minha vida Guia os nossos adolescentes e jovens pelo caminho do silêncio, para que possam escutar da tua iniciativa de amor a voz que os chama a um caminho de felicidade, de realização pessoal e de encontro à aventura da missão na tua Santa Igreja. Pedimos-Te através de Maria, Aquele “cálice” que tornou possível a eucaristia. Que hoje realizais através da história da humanidade.

 

L1 - Jesus Cristo, estou aqui diante de Ti para cumprir o teu mandato: “Rogai ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua messe” (Mt 9, 38). Tu és dono da messe e por isso venho pedir-Te o que Tu me mandaste pedir. Eu o ouvi e o li muitas vezes, mas só agora o tomo a sério, e quero dedicar-Te este momento de oração. Sempre te pedi por mim e pelas minhas coisas; de vez em quando pelos meus, mas poucas vezes te peço por algo, com que, até parece, que não tenho nada a ver.

Assim, pensando bem, ao pedir-te que mandes apóstolos para os teus campos, peço indiretamente um dom para mim; esses operários que Tu mandas e que trabalham na tua messe, serão para mim os mensageiros da tua palavra e do teu amor. Creio, Senhor, que estás aqui realmente presente neste sacramento admirável em que Tu, Senhor de todas as coisas, vens a mim como Pão que me fortalece no meu caminho.

Todos - Cântico: Creio, Senhor, mas aumenta a minha fé! (2x)

L2- Creio Senhor, mas aumenta a minha fé. Creio que estás aqui comigo, que me escutas, que me falas interiormente sem ruído de palavras e que, indefeso desde o altar, és um sinal eloqüente  de amor, de doação, de entrega sem limites. Não só Creio em Ti, como Confio em Ti, porque és o amigo que deste a vida por mim; porque és a vida que me permite dar fruto; porque Tu tens palavras de vida eterna; porque és o Bom Pastor que me chama pelo próprio nome.

Todos - Cântico: Creio, Senhor, mas aumenta a minha fé! (2x)

L3- Creio em Ti. Confio em Ti, e também Te amo porque Tu me amaste primeiro; porque deste a Tua vida para redimir o pecado; porque me abriste as portas do teu Reino. Amo-Te pelo dom da vida que me deste de forma inesperada. Pelo dom da fé e do batismo; pela família cristã onde quiseste que nascesse e onde respirei essa fé sensível mas capaz de dar sentido a toda uma vida.

Todos - Cântico: Creio, Senhor, mas aumenta a minha fé! (2x)

 

Cântico e Oração pessoal

Se ouvires a voz do vento /Chamando sem cessar /Se ouvires a voz do tempo Mandando esperar.
A decisão é tua /A decisão é tua / ão muitos os convidados  /Quase ninguém tem tempo
Se ouvires a voz de Deus /Chamando sem cessar / e ouvires a voz do mundo /Querendo te enganar
O trigo já se perdeu /Cresceu, ninguém colheu /  o mundo passando fome / De paz, de pão e de Deus

 

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios Ef 1,1-10-  «Escolheu-nos, em Cristo, antes da criação do mundo»

 

Salmo Responsorial (rezado)

Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade.

Esperei no Senhor com toda a confiança E Ele atendeu-me. /Pôs em meus lábios um cântico novo, Um hino de louvor ao nosso Deus. Não Vos agradaram sacrifícios nem oblações, mas abristes-me os ouvidos; /não pedistes holocaustos nem expiações, então clamei: “Aqui estou”.

Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade.

“De mim está escrito no livro da Lei que faça a vossa vontade. Assim o quero, ó meu Deus, /a vossa lei está no meu coração”. Proclamei a justiça na grande assembléia, não fechei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis. Não escondi a vossa justiça no fundo do coração, /proclamei a vossa fidelidade e salvação.

Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade.

 

ALELUIA

DIR - O verbo fez-se carne e habitou entre nós. Àqueles que o receberam deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.

Cântico - Solo: Eu venho, Senhor Deus  Ouvir-te com amor Aprender tua mensagem De paz, com muito ardor.

1. Palavra que une os povos, Palavra de conversão, Palavra de alegria é luz para o coração.

Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!

2. Palavra que traz justiça Palavra que é missão Palavra que é chamado Palavra convocação.

 

EVANGELHO Jo 1, 35-42  – «Encontramos o Messias»

Reflexão

 

Cântico:

Nossos dons vêm de Deus e com zelo nosso ser, mil graças inunda Jesus Cristo nos faz um apelo lo:”Avançai para águas profundas!”

Aleluia!Aleluia!Aleluia!Aleluia! /Aleluia!Aleluia!Aleluia!Aleluia!

Vida nova através do batismo Solidários á causa do povo disponíveis e com dinamismo
Avancemos ás águas do povo.

 

Oração pelas Vocações Sacerdotais, Consagradas e Missionárias

Leitor1- Senhor Jesus, prostrados diante de Ti, movidos pelo teu imenso amor, queremos

apresentar-te a nossa homenagem de fé e de amor, de gratidão e de adoração, pondo nas tuas mãos tudo o que somos e temos. Tu estás aqui presente entre nós oculto na espécie do pão eucarístico. Em união com a Tua Mãe, vimos aqui para te acompanhar e te encontrar como

nosso Amigo e luz das nossas vidas. Vimos pedir-te, pelo mundo, por todos os homens, pelos teus sacerdotes e homens e mulheres de vida consagrada. De forma especial, imploramos-Te, Senhor e dono da messe, que envies muitos e santos operários.

Todos – Pedimos-Te, Senhor.

Leitor2- Necessitamos de homens que emprestem os seus lábios para nos falarem de Ti, os seus pés para percorrerem o mundo pregando o Evangelho, as suas mãos para nos bendizer, os seus olhos para vermos neles o reflexo do Teu olhar amoroso. Pedimos-Te, Senhor, com humildade, rogamos-Te com ardor, envia-nos  sacerdotes, depositários do teu poder salvador; envia-nos missionários, homens e mulheres consagradas que sejam luz nas profundezas do mundo, sal que nos livre da corrupção do mal e do pecado.

Todos – Envia, Senhor, operários à tua messe.

Leitor3 – Os homens e mulheres consagradas deixam tudo para Te seguir na caridade perfeita. Por amor a Ti oferecem a sua liberdade, o melhor do seu afeto e do seu amor. Grande é a sua generosidade e grande é o dom da vida consagrada à Igreja.

Todos – Envia à Tua Igreja, Senhor, vocações à vida consagrada.

Leitor1- Os missionários e missionárias, nos lugares mais remotos da terra, por vezes perseguidos, arriscando as suas vidas, pregam o Teu Evangelho a quem ainda não ouviu falar de Ti. Sofrem saudades, fadigas, incompreensões, e tudo suportam com amor.

Todos – Envia, Senhor, missionários à Tua Igreja.

Leitor2- Inspira e ajuda, Senhor, os sacerdotes que trabalham nos seminários e nas casas de formação para que dêem à Tua Igreja santos, doutores, mártires, apóstolos, novas  testemunhas de Cristo cheias de um ardor missionário para a nova evangelização.

Todos – Envia-nos, Senhor, sacerdotes santos.

Leitor3 -Pedimos-Te, Senhor, por todos aqueles que consagram suas vidas à pastoral vocacional, para que em nome de Cristo não deixem de lançar as redes para dar à Igreja as vocações de que necessita, a fim de cumprirem com a sua missão.

Todos – Envia-nos, Senhor, sacerdotes.

Leitor1- Envia, Senhor, à Tua Igreja.

Todos – Sacerdotes segundo o Teu coração.

Leitor2- Pedimos-te, Senhor, por todos aqueles que se consagraram na aliança do

Matrimônio; para que sejam cooperadores da graça e testemunhos vivos de fé; possam anunciar com a sua vida a indissolubilidade e santidade do vínculo matrimonial.

Todos – Cuida, Senhor, das nossas famílias.

Leitor3 – Pedimos-te, Senhor, pelos lares cristãos, para que cultivem os valores de um amor generoso, serviçal e gratuito, educando para a disponibilidade e abrindo-se ao dom de uma vida consagrada.

Todos – Cuida, Senhor, das nossas famílias

Leitor1 – Aos que se consagram a Ti.                                     -Todos – Aumenta a sua caridade, Senhor.

Leitor2 – Aos jovens que duvidam do seu chamamento.       – Todos – Dá-lhes ousadia, Senhor.

Leitor3 – Às crianças que sentem o Teu chamamento.         – Todos – Acompanha-os, Senhor.

Leitor1 – Aos Seminaristas.                                                   – Todos – Dai-lhes perseverança, Senhor.

Leitor2 – Aos sacerdotes tentados.                                       – Todos – Dá-lhes a Tua força, Senhor.

Leitor3 – Aos sacerdotes fervorosos.                                    – Todos – Incendeia-os mais no Teu amor, Senhor.

Leitor1 – Aos sacerdotes tristes.                               – Todos – Consola-os, Senhor.

Leitor2 – Para os sacerdotes que sentem solidão.    – Todos – Sejas Tu a sua companhia, Senhor.

Leitor 3– A messe é grande e os operários são poucos. – T – Envia, Senhor, operários para a Tua messe.

Leitor 1– Pelo Santo Padre, Bento XVI.                             – Todos – Ouve-nos Senhor.

Leitor 2– Pelos Pastores da Tua Igreja.                            – Todos – Ouve-nos Senhor.

Leitor – A messe é grande e os operários são poucos. – Todos – Manda, Senhor, operários à Tua messe.

Leitor – Aos jovens que sentem Teu chamamento.        – Todos – Dá-lhes generosidade, Senhor.

 

 Cântico

1-Outra vez me vejo só, com meu Deus /Não consigo mais fugir, fugir de mim/ Junto às águas deste mar vou lutar / Hoje quero me encontrar/Buscar o meu lugar
Vou navegar, nas águas deste mar /Navegar… eu quero me encontrar /Navegar… não posso mais fugir /Vou procurar, nas águas mais profundas /No mar… feliz eu vou seguir /Só amar, buscar o meu lugar
Sem dúvidas, sem medo de sonhar!
2- Ó Jesus, com fé eu te seguirei /Só contigo sou feliz, tu és em mim! /Teu espírito de amor criador
Me sustenta no meu sim /Me lança neste mar!
3- Vivo a certeza desta missão /Já não posso desistir, voltar atrás /Mãe Maria, vem tomar minha mão
E me ajuda a ser fiel /Só cristo é luz e paz!

 


Invocações

 

L1 – Senhor, cremos em Ti.                             -Todos – Senhor, cremos em Ti.

L2 – Senhor, esperamos em Ti.                      – Todos – Senhor, esperamos em Ti.

L3 – Senhor, nós Te amamos.                        – Todos – Senhor, nós Te amamos.

L4- – Senhor, nós Te adoramos.                     – Todos – Senhor, nós Te adoramos.

L5- Senhor, damos-Te graças.                       – Todos – Senhor, damos-Te graças.

L1 – Jesus Cristo, cremos que és o Filho de Deus vivo.

Todos – Jesus Cristo, cremos que és o Filho de Deus vivo.

L2 – Jesus Cristo, cremos que és o Salvador dos homens.

Todos – Jesus Cristo, cremos que és o Salvador dos homens.

L3 – Jesus Cristo.                                             – Todos – Santifica-nos.

L4- – Pelo nosso Bispo, Geraldo                       – Todos – Ouve-nos Senhor.

L5 – Por aqueles que mais necessitam da Tua graça.   – Todos – Ouve-nos Senhor.

L1 – Pelos que andam afastados de Ti.                          – Todos – Ouve-nos Senhor.


 

DIR– Senhor Jesus, não deixes de enviar novos sacerdotes, homens e mulheres consagradas à Tua Igreja, pastores segundo o Teu coração. Eles são os instrumentos da Tua graça e do Teu amor, alimentam a nossa esperança, robustecem a nossa fé e fortalecem o nosso amor. Não  nos deixes sós, Senhor. Envia operários para a messe; envia pescadores de homens que

nos acompanham com as redes da Tua misericórdia. Envia, te pedimos com humildade e confiança, pastores segundo o teu coração

Todos – Amem.

 

Cântico – Venho, Senhor, me ofertar./ A minha vida consagrar./ quero renovar o meu sim./ que tua vontade se faça em mim./ Renova, Senhor, minha vocação (bis).

Um consagrado para amar./ Um consagrado pra se doar./ Um amor que tudo suporta./Um amor que não dá pra improvisar./ Um consagrado para amar./ Um consagrado pra se doar./ Um amor que não busca interesses seus./ É o mais puro amor./ amor de Deus!

 

Todos –  Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos,numerosas e santas vocações ao sacerdócio, que mantenham viva a fé e conservem a grata memória do vosso Filho Jesus pela pregação da sua palavra e pela administração dos sacramentos

com os quais renovais continuamente os vossos fiéis. Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardiães da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redenção do mundo. Chamai ministros da vossa misericórdia, os quais, através do sacramento da  Reconciliação, difundam a alegria do vosso perdão. Fazei, ó Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspirações do Espírito do vosso Filho e, dóceis aos seus ensinamentos, cuide das vocações ao ministério sacerdotal e à vida consagrada. Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua missão no serviço do Evangelho. Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amem. Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

 

Cânticos

1- Eu te carrego nos braços/ e estou onde sempre estás./ eu te chamei pelo nome,/ a seu tempo compreenderás./ Não temas nesta caminhada,/ eu te acompanho onde vais./ conduz os jovens na estrada,/ conquista com eles a paz.

Eu te chamei, te consagrei./ Anuncia a minha palavra./ eu te escolhi, te acompanhei,/ dá tua vida a meu povo./ Eu te falei, te ensinei,/ caminha com a juventude./ eu te mostrei, te confiei,/ acolhe os pequeninos.

 

2- Há um barco esquecido na praia / não leva ninguém a pescar /o barco de André e de Pedro /e partiram pra não mais voltar /antas vezes partiram seguros / enfrentando os perigos do mar /Era chuva, era noite, era escuro /Mas os dois precisavam pescar
2-De repente aparece Jesus /Pouco a pouco se acende uma luz / É preciso pescar diferente /Que o povo já sente que o tempo chegou/ E partiram sem mesmo pensar /Nos perigos de profetizar / Há um barco esquecido na praia(3x)
3-Há um barco esquecido na praia/ Já não leva ninguém a pescar / É o barco de João e Tiago/ Que partiram pra não mais voltar /Quantas vezes em tempos sombrios  /Enfrentando os perigos do mar /Barco e rede voltavam vazios /Mas os dois precisavam pescar /Quantos barcos deixados na praia.

4-Entre eles o meu deve estar /Era o barco dos sonhos que eu tinha /Mas eu nunca deixei de sonhar /Quanta vez enfrentei o perigo / No meu barco de sonho a singrar /Jesus Cristo remava comigo /Eu no leme, Jesus a remar.
5-De repente me envolve uma luz /E eu entrego o meu leme a Jesus / É preciso pescar diferente  /que o povo já sente que o tempo chegou /E partimos pra onde ele quis / Tenho cruzes mas vivo feliz /Há um barco esquecido na praia(3x).

 

3- Jesus sempre estava a caminhar/com amor a visitar as aldeias do País/ A pé, sem dinheiro a carregar/sem ter casa pra morar, na pobreza mui feliz!

As multidões acorriam ao pastor/ para ouvir a sua voz que falava do amor/ o bom pastor procurava socorrer/ quem não tinha lar nem pão/nem saúde pra viver. 

2- Jesus contemplando a multidão/sente grande compaixão pelo seu abatimento/ Está já cansado em sua dor/ São ovelhas sem pastor vivem só de sofrimento.

3- Jesus, vendo o povo, diz assim: “A seara não tem fim, mas são poucos pra cear/ Pedi, meus discípulos ao Pai/ operários enviai! Para a messe cultivar”.

4- Senhor, muitas graças eu te dou/ Sou semente que brotou do clamor do povo teu/ Em mim põe agora, aquele amor/ De Jesus, o bom pastor, que por nós na cruz se deu!


Uma resposta to “VÍGILIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES”

  1. Agradeeço a Deus pelo belo trabalho via internet o que nos possibilita novas atitudes em nossa caminhada de formaçção.

    Sra.Silva feitosa da Mota
    Pres. Movimento Serra do Brasil-Aracaju-SE(mserra.aracaju@gmail.com)
    Coord. de PASTORAL VOCACIONAL na paróq

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: